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Descubra aqui tudo sobre o mundo mobile. As melhores dicas, informações e aplicativos para poder se destacar. Técnicas de marketing eficazes e estratégias de produtos e serviços móveis.
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O que é Marketing Móvel (mobile marketing)?

Primeiro, uma definição rápida: o mobile marketing é a arte de comercializar o seu negócio para atrair usuários de dispositivos móveis. Quando feito corretamente, o marketing móvel fornece aos clientes ou potenciais clientes usando smartphones com informações personalizadas, tempo e localização-sensíveis para que eles possam obter o que eles precisam exatamente quando eles precisam, mesmo se eles estão em movimento.

Gostaria de dizer que o celular é o futuro do marketing, mas realmente a era do celular já chegou . Se você não está implementando algum tipo de estratégia de mobile marketing, você já está ficando para trás!

Como você pode ver a partir do gráfico abaixo, mais usuários estão gastando grandes quantidades de tempo envolvido com dispositivos móveis. Podemos esperar que esta tendência continue ainda mais no futuro, então prepare-se!

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Como funciona o Mobile Marketing?

Mobile marketing consiste em anúncios exibidos em smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis. Os formatos, a personalização e os estilos de anúncios para mobile marketing podem variar, pois muitas plataformas de mídia social, sites e aplicativos para dispositivos móveis oferecem suas próprias opções de anúncios para celular personalizadas.

Por que você precisa de uma estratégia de mobile marketing

Sua empresa precisa de uma estratégia de mobile marketing pela mesma razão que você precisa de um computador e acesso wi-fi - esta é a época em que vivemos! Caminhe em torno de qualquer cidade e você encontrará mais do que apenas algumas pessoas com rostos colados às telas de seus smartphones.

De acordo com relatórios recentes, 40% do tempo da Internet dos usuários é gasto em dispositivos móveis, o que significa simplesmente que ignorar a ascensão do celular não é uma opção.

Algumas outras estatísticas de marketing móvel interessantes:

- 80% do tempo do dispositivo móvel é gasto em aplicativos, com aplicativos de jogos ganhando o maior percentual de tempo de aplicativo.

- As pessoas visitam 70% mais páginas da web em tablets do que em smartphones

- As taxas de conversão de varejo são 2,2% nos tablets , consideravelmente acima de 0,7% nos smartphones, mas as taxas de conversão de PCs tradicionais ainda são mais elevadas em 3,3%.

- Pesquisas em smartphones aumentaram 200% ao ano

- Mobile já supera desktop

- Mobile está aqui para ficar, e se as previsões estiverem corretas, em breve, "eclipsando" o uso do desktop. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing móvel , é hora de começar!

Tipos de estratégias de mobile marketing

Há uma variedade saudável de estratégias de mobile marketing que você pode tentar. O tipo que funciona melhor para o seu negócio dependerá de sua indústria, público-alvo e orçamento.

Marketing baseado em aplicativos: trata-se de publicidade para celular que envolve aplicativos para dispositivos móveis. Enquanto 80% do tempo móvel é gasto envolvido com aplicativos, você não precisa criar um app para entrar na ação. Serviços como o Google AdMob ajudam os anunciantes a criar anúncios para celular que aparecem em aplicativos para dispositivos móveis de terceiros.

O Facebook também permite que os anunciantes criem anúncios integrados no aplicativo para celular do Facebook. Do Facebook Mobile você pode integrar de forma transparente com feed de notícias do Facebook, e os usuários muitas vezes não percebem que eles estão olhando para anúncios.

Mobile marketing em jogos: aqui estão os anúncios para celular que aparecem em jogos para celular. Os anúncios no jogo podem ser exibidos como pop-ups, anúncios gráficos de página inteira ou até anúncios em vídeo que aparecem entre as telas de carregamento.

Códigos QR: Os códigos QR são digitalizados pelos usuários, que são levados a uma página da Web específica à qual o código QR está anexado. Os códigos QR são freqüentemente alinhados com a gamificação móvel e têm um elemento de mistério para eles, já que os usuários que os digitalizam nem sempre sabem exatamente qual buraco de coelho eles estão pulando.

Marketing baseado em localização: os anúncios móveis baseados em localização são anúncios que aparecem em dispositivos móveis com base no local do usuário em relação a uma área ou negócio específico . Por exemplo, alguns anunciantes podem desejar que seus anúncios para celular sejam exibidos quando os usuários estão dentro de um raio de 3 km de seus negócios.

Anúncios de pesquisa para celular: trata-se de anúncios básicos de Pesquisa Google criados para dispositivos móveis, geralmente com extensões extras como os mapas.

Anúncios gráficos para dispositivos móveis : Anúncios baseados em imagens concebidos para serem apresentados em dispositivos móveis.

SMS: O marketing SMS envolve a captura do número de telefone de um usuário e o envio de ofertas de texto. Isso é considerado um tanto ultrapassado.

Marketing Móvel: Campanhas Otimizadas do Google AdWords

Google tem campanhas avançadas para todos os usuários do Google AdWords, integrando opções de publicidade para dispositivos móveis com publicidade online clássica do Google AdWords.

As campanhas avançadas permitem que os anunciantes gerenciem seus lances do Google AdWords em vários dispositivos em uma única campanha, ao invés de fazer campanhas separadas para celular versus desktop.

Os anunciantes do Google AdWords podem simplesmente usar os anúncios de pesquisa do Google que já utilizam e, em seguida, definir lances para ajustar para dispositivos móveis. Para aumentar os lances para dispositivos móveis, os usuários podem definir um ajuste de lance positivo, como + 20% e vice-versa - um ajuste de lance de -10% reduz o lance em 10% para dispositivos móveis.

É do interesse do Google fazer o marketing móvel fácil para anunciantes - o Google gera uma grande quantidade de receitas com anúncios para celular .

As campanhas avançadas do Google permitem que os anunciantes gerenciem lances em dispositivos, locais e horários com facilidade.

Alguns anunciantes podem optar por fazer lances mais altos para usuários em dispositivos móveis que estão dentro de um determinado localização de sua loja, ou podem apenas querer fazer lances em dispositivos móveis durante os horários abertos da loja, e as Campanhas avançadas tornam essa uma possibilidade fácil para os anunciantes.

Extensões de anúncios do Google Mobile

A criação de anúncios de pesquisa para dispositivos móveis com o Google também permite que você aproveite as extensas extensões de anúncios para celular do Google, que incluem recursos como:

Mobile Site Links: links de sites mobile se tornam mais fáceis para usuários móveis "saltar" para páginas específicas de seu site. Links de sites são especialmente úteis no mobile marketing, pois é muito mais conveniente para usuários em dispositivos móveis.

Extensão de anúncio móvel de clique para ligar: A extensão de clique para ligar coloca um botão de "chamada" diretamente abaixo de um anúncio. Clicar no botão gera automaticamente o número de telefone de uma empresa no dispositivo móvel de um utilizador.

Embora esta extensão de anúncio acessível torne mais fácil para os pesquisadores entrarem em contato com sua empresa e direcionar os usuários para o funil de conversão, é melhor ter apenas a extensão de anúncio de clique para celular quando a sua empresa está aberta e é capaz de responder o telefone.

Ofertas do Google para celular: a extensão de anúncio para celular do "Google Offers" permite que os anunciantes exibam uma oferta de desconto ou cupom abaixo do anúncio. Essas ofertas especiais podem capturar a atenção de usuários que de outra forma poderiam ignorar um anúncio.

Extensão de anúncio de clique para download: a extensão de anúncio de download é semelhante ao clique para ligar, em vez de gerar um número de telefone, clicar no botão "fazer download" leva os usuários para a página de download do anúncio do anunciante - app selecionado.

Extensões de anúncios locais: as extensões de anúncios locais são provavelmente as extensões mais importantes para celular, considerando que 1 em cada 3 pesquisas móveis tem intenção local . Considerando quantas pesquisas móveis são perguntas que procuram uma solução local, o marketing móvel local precisa ser um aspecto-chave da sua estratégia para dispositivos móveis.

As extensões de marketing móvel local geralmente envolvem um número de telefone ou um link para o Google Maps.

Melhores práticas de marketing móvel

Estamos deixando você saber algumas dicas rápidas de mobile marketing para garantir que você aproveite ao máximo as melhores oportunidades que smartphones podem oferecer para uma empresa no marketing digital

- Seja claro e conciso: dispositivos móveis têm telas pequenas, o que significa que as palavras devem ser usadas com moderação. Anúncios desordenados e lotados irão apenas levar os usuários a percorrerem outros locais. Quando se trata de celular, é melhor manter as coisas simples.

Otimizar para Local: Certifique-se de lembrar que 1 em 3 pesquisas móveis têm intenção local. Os usuários costumam usar dispositivos móveis para complementar suas interações mundanas imediatas - ex: onde é o posto de gasolina mais próximo? Existe uma loja de café nas proximidades que tem wi-fi?

Otimize para o marketing móvel local para certificar-se de que você está se alinhando com as consultas dos usuários.

Considere seu público-alvo: o tipo de público-alvo que você espera atingir deve influenciar o tipo de anúncios para celular que você usa. Eles são jogadores? Em seguida, experimente tirar partido dos anúncios em jogos. Eles são jovens e tecnologicamente ativos? Mobile Facebook pode ser mais propensos a chamar a sua atenção.

Experimente diferentes estratégias: Há muito espaço para a experimentação quando se trata de mobile marketing. Não tenha medo de testar algumas extensões de anúncio com suas Campanhas Otimizadas do Google AdWords - experimente a extensão de anúncio do "Google Offers" ou a extensão de clique para fazer uma chamada e veja como elas funcionam para você.

Rastreie seus resultados: Experimentar é uma excelente estratégia, mas não há vantagem em tentar novas técnicas se você não estiver acompanhando seus resultados para ver o que funciona e o que não funciona. Experimente o "AdWords Grader" para ver como seus anúncios PPC móveis estão sendo exibidos.
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