Marketing Digital Forum Quero Registrar

Para Todo Empreendedor Digital Com Vontade de Vencer!

Aprenda e ensine a programar aqui! Se você é um iniciante, aqui é o melhor lugar, e se você é um expert em programação aqui também é o melhor lugar para evoluir ainda mais!
Avatar do usuário
Por [email protected]
#253
Você sempre quis aprender como criar software sozinho - ou apenas criar um script ocasional - mas nunca sabia por onde começar. Felizmente, a web está cheia de recursos gratuitos que podem transformá-lo em um programador em pouco tempo.

Desde a invenção da Internet, os programadores vêm usando-a para discutir técnicas de desenvolvimento de software, publicar tutoriais e compartilhar amostras de código para que outros aprendam e usem online.

Se você está curioso sobre como se tornar um programador, você pode começar a correr usando milhares de ótimos tutoriais e recursos gratuitos baseados na web.

Primeiro ponto: não fique preso na escolha de uma linguagem de programação

Uma armadilha comum para os iniciantes é ficar preso para descobrir qual linguagem de programação é melhor aprender primeiro. Há muitas opiniões por aí, mas não há uma "melhor" linguagem.

Aqui está um ponto importante: no final, a linguagem não importa muito. Compreender dados e estruturas de controle e padrões de projeto é muito importante. Cada linguagem - até mesmo uma linguagem de script simples - terá elementos que você usará em outras linguagens também e o ajudará a aprender.

Nas aulas que fiz para me formar em Ciência da Computação, programei em Pascal, Assembly e C - linguages que na verdade nunca foram pagos para programar profissionalmente. Eu ensinei a mim mesmo em todos as linguagens que usei em minha carreira, reutilizando conceitos que já conhecia e me referindo à documentação e livros para aprender sua sintaxe. Então, não fique preso em qual idioma aprender primeiro. Escolha o tipo de desenvolvimento que você quer fazer e apenas comece a usar um que funcione.

Existem vários tipos diferentes de desenvolvimento de software que você pode fazer para várias plataformas, desde a Web até sua área de trabalho, seu smartphone e uma linha de comando.

Neste post, vamos descrever alguns dos nossos tutoriais iniciais favoritos e recursos para ensinar a si mesmo como programar para cada plataforma principal. Nós vamos assumir que você é um usuário experiente, mas um novato quando se trata de gerar trechos de código, então vamos manter as coisas no nível iniciante.

Mesmo seguindo apenas um tutorial de programação para iniciantes, você ficará feliz em ver até onde você pode chegar.

Script de desktop

A maneira mais fácil de testar sua programação na área de trabalho do Windows ou Mac é começar com um programa de script ou de macro, como o AutoHotkey (para Windows) ou o Automator (para Mac).

Neste momento, codificadores hardcore de todo o mundo estão gritando com seus monitores, dizendo que o AHK ou o AppleScript não são uma programação "real". Isso pode ser verdade - tecnicamente, esses tipos de ferramentas fazem apenas scripts de alto nível. Mas para os iniciantes em programação que querem apenas se "molhar" um pouco antes de mergulhar, automatizando ações em suas áreas de trabalho, essas ferramentas gratuitas são uma maneira fantástica de começar - e você ficaria surpreso com o quanto você pode fazer com elas.

Para começar a usar o AutoHotkey, confira alguns tutoriais sobre AutoHotkey no youtube .

Desenvolvimento web

Em vez de estar ligado a linguagens de programação específicas e à aparência de um sistema operacional específico, você pode colocar seu aplicativo matador no navegador e executá-lo na nuvem, como um aplicativo da Web. Bem-vindo ao maravilhoso mundo do desenvolvimento web.

HTML e CSS: A primeira coisa que você precisa saber para construir qualquer site é HTML (a marcação de página que compõe páginas da web) e CSS (as informações de estilo que fazem essa marcação parecer bonita).

HTML e CSS não são verdadeiras linguagens de programação - são apenas informações de estrutura de página e estilo. No entanto, você deve ser capaz de criar HTML e CSS simples manualmente antes de começar a criar aplicativos da Web, porque uma página da Web é o frontend de cada aplicativo da Web. Este tutorial em HTML é um bom lugar para começar.

JavaScript: Agora que você pode criar uma página da Web estática com HTML e CSS, as coisas ficam divertidas, porque é hora de aprender JavaScript. JavaScript é a linguagem de programação do navegador da Web, a mágica que faz com que os efeitos dinâmicos na página sejam utilizados.

O JavaScript também é o material dos bookmarklets, dos scripts de usuário do Greasemonkey e do Ajax , por isso é a chave para fazer todos os tipos de itens da web. Comece a aprender JavaScript aqui .

Script do lado do servidor: uma vez que você é bom em fazer as coisas acontecerem dentro de uma página da web, você precisará colocar alguma ação dinâmica do servidor por trás disso - e para isso, você precisará passar para um script do lado do servidor.

Linguagem, como PHP, Python, Perl ou Ruby. Por exemplo, para criar um formulário de contato baseado na Web que envie um email em algum lugar com base no que um usuário digitou, é necessário um script do lado do servidor.

Linguagens de script como o PHP também podem falar com um banco de dados em seu servidor da Web, portanto, se você quiser criar um site em que os usuários possam efetuar login e armazenar informações, esse é o caminho a seguir. Um excelente web site de tutoriais Aprenderphp está cheio de tutoriais para várias linguagem de programação web php .

Estruturas da Web: Ao longo dos anos, os desenvolvedores da Web tiveram que resolver os mesmos problemas e reescrever códigos semelhantes para criar sites dinâmicos.

Para evitar que todos reinventem a roda para cada novo projeto de desenvolvimento da Web, alguns programadores criaram estruturas de desenvolvimento que fazem algum trabalho repetitivo para você.

A popular estrutura Ruby on Rails , por exemplo, utiliza a linguagem de programação Ruby e oferece uma estrutura específica da Web para executar tarefas comuns de aplicativos da web.

Outras estruturas populares de desenvolvimento web incluem o CakePHP(para programadores PHP), Django (para programadores Python) e jQuery (para JavaScript).

APIs da Web: Uma API (interface de programação de aplicativos) é uma forma programática para diferentes partes de software conversarem entre si. Por exemplo, se você quiser colocar um mapa dinâmico em seu site, você deseja usar um mapa do Google em vez de criar seu próprio mapa personalizado. A API do Google Maps Facilita incluir programaticamente um mapa em uma página com JavaScript.

Quase todos os serviços da Web modernos que você conhece e adora têm uma API que permite incluir dados e widgets dele em seu aplicativo, como Twitter, Facebook, Google Docs, Google Maps, e a lista continua.

A integração de outras aplicações web em seu aplicativo da web por meio de APIs é a fronteira final do desenvolvimento avançado da web. Toda boa API de serviço da web oferece documentação completa e um guia de início rápido para experimentá-la (aqui está a do Twitter , por exemplo). Ficar louco.

Scripts de linha de comando

Se você quiser escrever um programa que utilize textual ou arquivo de entrada e saída de algo útil, a linha de comando é o lugar certo para fazê-lo. Embora a linha de comando não seja tão sexy ou bonita como um aplicativo de webapp ou de desktop, para um rápido desenvolvimento de scripts rápidos que automatizam processos, você não pode vencê-la.

Várias linguagens de script que funcionam em um servidor da Web baseado em Linux também funcionam na linha de comando, como Perl, Python e PHP; portanto, aprender um desses faz com que você se familiarize em dois contextos .

Se se tornar um ninja Unix é um dos seus objetivos de programador, você absolutamente deve ficar bom em scripts de shell com bash. O Bash é a linguagem de script de linha de comando de um ambiente * nix, e pode fazer tudo, desde ajudar você a configurar backups automatizados de seu banco de dados e arquivos até para criar um aplicativo completo com interação do usuário.

Complementos

Atualmente, os webapps e navegadores modernos são extensíveis com pedaços de software que são integrados a eles e adicionam recursos. O desenvolvimento de complementos está ganhando popularidade à medida que mais desenvolvedores analisam os softwares existentes, como o Firefox ou o WordPress, e pensam "Mas se pudesse fazer isso ..."

Você pode fazer muito em qualquer navegador da web com apenas um domínio de HTML, JavaScript e CSS. Bookmarklets, scripts de usuário Greasemonkey e estilos de usuário Stylish são criados com os mesmos bits de código que criam páginas da Web comuns, portanto, vale a pena aprender mesmo que você queira apenas ajustar um site existente com um pequeno trecho de código.

Complementos mais avançados do navegador, como as extensões do Firefox, permitem que você faça mais. Desenvolver as extensões do Firefox, por exemplo, exige que você esteja familiarizado com JavaScript e XML (marcação semelhante à HTML, mas muito mais rígida no formato).

Muitas aplicações web gratuitas e "bem-amadas" também oferecem uma estrutura de extensão, como o WordPress e o MediaWiki. Ambos os aplicativos são escritos em PHP, então o conforto com PHP é um pré-requisito para começar. Veja como escrever um plug-in para o WordPress .

Desenvolvimento Web para o Desktop

A melhor parte de começar a programar em um contexto é quando você pode usar essas habilidades e aplicá-las em outro lugar. Aprender o desenvolvimento web primeiro é uma ótima maneira de começar, porque agora também há maneiras de colocar essas habilidades para trabalhar em aplicativos de desktop. Por exemplo, o Adobe AIR é um ambiente de tempo de execução entre plataformas que permite criar seu aplicativo uma vez e liberá-lo para ser executado na área de trabalho para cada sistema operacional em que o AIR é executado.

Os aplicativos do AIR são escritos em HTML, Flash ou Flex, permitindo que você aplique suas habilidades de desenvolvimento da Web em um contexto de área de trabalho.

Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis

Aplicativos móveis como os que você usa em seu smartphone iPhone ou Android estão no auge agora, então você pode ter sonhos de ficar rico na iTunes App Store com o próximo aplicativo matador. No entanto, para o novo codificador, mergulhar de cabeça no desenvolvimento móvel pode ser uma curva de aprendizado aproximada, já que requer conforto com linguagens de programação avançadas como Java e Objective C.

No entanto, vale a pena conferir como é o desenvolvimento do iPhone e Android. Confira este simples exemplo (em inglês) de desenvolvimento de aplicativos para iPhone para ter uma ideia do que os desenvolvedores do iPhone fazem.

Os aplicativos para Android são escritos em Java, e aqui está um tutorial em vídeo amigável (este tutorial é direto do canal em inglês de desenvolvimento android) sobre a aparência de um fluxo de trabalho de aplicativo.

Paciência, tentativa e erro

Os bons codificadores são uma espécie especial de persistentes solucionadores de problemas, viciados nas pequenas vitórias que surgem ao longo de um longo caminho de tentativa e erro.

Aprender a programar é muito gratificante, mas também pode ser uma experiência frustrante e solitária. Se você puder, peça a um amigo para trabalhar com você ao longo do caminho. Ficando muito bom em programação, como qualquer outra coisa, é uma questão de ficar muito tempo programando, tentando coisas e obter experiências.

Este post é apenas uma das principais recomendações de um programador autodidata para iniciantes.

Programadores experientes: O que eu perdi? Não importa o seu nível de habilidade, adicione seus pensamentos e recomendações para iniciantes aos comentários abaixo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]